X Concurso Redação

10ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE REDAÇÃO "VINÍCIUS DE MORAES" - 2023

(de acordo com a Resolução 581/14 alterada pelas Resoluções nº 648/16 e 678/17 )

Fazer inscrição

"OS IMPACTOS DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NA SOCIEDADE: O PAPEL DOS JOVENS DE HOJE NA LIMEIRA DE AMANHÃ"

Projeções realizadas pela Fundação SEADE apontam que até 2050 Limeira terá uma população de quase cem mil idosos, o que representará quase 1/3 da população¹.

Essa projeção reflete o novo perfil da população brasileira, que traz a tendência de decréscimo no número de crianças e adolescentes e um aumento da população idosa. Esse perfil de alteração na pirâmide etária corresponde ao que é percebido nos países e regiões com bons índices de desenvolvimento socioeconômico, e dentre os fatores responsáveis por esta conjuntura estão principalmente a redução da taxa de fecundidade e de mortalidade e o aumento na expectativa de vida.

Os dados dos Censos Demográficos do IBGE mostram que o Brasil vem reduzindo a taxa de fecundidade desde os anos 60, no qual se registrava uma média de 6,28 filhos por mulher. Em 1980, esse índice estava em 4,35; em 1991, caiu para 2,89; em 2000, a média foi de 2,38 e em 2010 alcançou 1,9 filhos por mulher². O incremento no acesso aos métodos anticoncepcionais, o aumento no número de mulheres no mercado de trabalho e o adiamento da gravidez – deixada cada vez mais para um período no qual as mulheres já estejam mais estabilizadas profissionalmente - são os fatores apontados pelos especialistas como as principais causas para o cenário³. O município de Limeira vem acompanhando a tendência nacional e das localidades com maior desenvolvimento, com marcante queda no número de nascimentos nas últimas décadas.

O município de Limeira também teve um expressivo aumento na esperança de vida média ao nascer, passando de 68,78 anos em 1991 para 76,11 anos em 2010. Assim, na medida em que cai o número de filhos por mulher, com consequente redução no número de crianças compondo a população, e que as taxas de mortalidade geral também diminuem, aumenta o número de pessoas com possibilidade de viver mais anos.

Esse cenário aponta para uma redução significativa na população em idade produtiva, apontando para cada vez mais para a importância que as crianças e adolescentes de hoje assumirão da manutenção da sociedade nas próximas décadas. Tendo em vista a forte propensão ao envelhecimento populacional e a futura inversão da pirâmide etária, que resultará numa sociedade com um número maior de idosos do que de crianças e adolescentes, faz-se imprescindível despertar a reflexão dos jovens em relação à responsabilidade que assumirão na sociedade vindoura, bem como aos desafios impostos às políticas públicas pela nova configuração etária da população.

Este perfil de transformação populacional precisa ser levado em conta na formulação das políticas públicas, em especial no que se refere ao planejamento em médio e longo prazo. Entretanto, é muito importante ressaltar que não se deve avaliar tais mudanças como “problemas’, mas sim como um movimento esperado e extremamente positivo. O envelhecimento de sua população é uma das maiores conquistas de uma sociedade, já que o fato de uma porcentagem cada vez maior da população estar nas faixas etárias mais avançadas é a expressão do sucesso no desenvolvimento de melhores condições de vida. Se compararmos a evolução desse dado ao longo das décadas, isso fica ainda mais claro: no Brasil, a expectativa de vida em 1900 era de apenas 33,7 anos, alcançando, em 2022, 77 anos de idade.

Cabe também abordar dentro desse tema o etarismo, uma vez que, com uma população idosa massiva e cada vez mais atuante, os antigos conceitos (e preconceitos) sobre a suposta "idade apropriada" para realizar qualquer atividade precisarão ser revistos.

Diante do exposto, elabore um texto dissertativo abordando os impactos do envelhecimento populacional na sociedade e o papel que os jovens de hoje assumirão na construção e manutenção da Limeira de amanhã.

Material de apoio de outras fontes:


1 - Estudo realizado para a produção do Atlas Temático - Região Metropolitana de Piracicaba (2022), coordenado por: Rosana Baeninger, Natália Belmonte Demétrio, Jóice de Oliveira Santos Domeniconi e organizado por Carlos Raul Etulain, Renato Baeninger Grego, Catarina von Zuben, Gustavo Accioly, Damaris Salvioni, por meio do Laboratório de Economia e Gestão - FCA/UNICAMP, Observatório das Migrações e Ministério Público do Trabalho.
Tal discussão também está disponível em estudo produzido pela Consultoria Técnica da Câmara Municipal de Limeira: Oliveira, Amanda Marques. “LIMEIRA EM NÚMEROS: Um estudo sobre o perfil do município a partir da compilação de dados demográficos e indicadores nas áreas de assistência social, trabalho, renda, educação, saúde, segurança pública, abastecimento de água e energia.”. Câmara Municipal de Limeira, 2023.

2 - Para maiores detalhes ver: BERQUÓ, Elza; CAVENAGHI, Suzana. Fecundidade em declínio: breve nota sobre a redução no número médio de filhos por mulher no Brasil. Novos estudos CEBRAP, p. 11-15, 2006.; . Acesso em 03 de abril de 2023.

3 - Oliveira, Amanda Marques. “LIMEIRA EM NÚMEROS: Um estudo sobre o perfil do município a partir da compilação de dados demográficos e indicadores nas áreas de assistência social, trabalho, renda, educação, saúde, segurança pública, abastecimento de água e energia.”. Câmara Municipal de Limeira, 2023.

4 - O novo censo demográfico a ser divulgado em 2023 deverá trazer uma nova projeção relativa à expectativa de vida por município.

5 - http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-08/ibge-expectativa-de-vida-dos-brasileiros-aumentou-mais-de-75-anos-em-11 . Acesso em 20 de março de 2023.

6 - https://www.ibge.gov.br/busca.html?searchword=expectativa%20de . Acesso em 20 de março de 2023.

logo do concurso redação

CÂMARA MUNICIPAL DE LIMEIRA

Escola Legislativa Paulo Freire

Rua Pedro Zaccaria, 70 - Jd. Nova Itália | CEP: 13484-350 | Limeira-SP | PABX: 19 3404.7500